Projecto quer revitalizar aldeias do Nordeste Transmontano para o turismo

PUB.

Sex, 26/11/2010 - 13:02


Estimular a actividade turística, e atrair investidores que dinamizem e projectem as Aldeias de Portugal. É esta a pretensão do projecto que foi apresentado ontem em Picote, Miranda do Douro. Assim, o projecto Aldeias de Portugal, visa promover os patrimónios naturais e culturais de cada uma das aldeias e aumentar o seu número de visitantes.

Luísa Pires, coordenadora da CORANE, Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina, sustenta que este projecto pretende fomentar o turismo rural.

 

 “E que prevê organizar a oferta turística de modo a promover e divulgar melhor quer as aldeias, quer os produtos. Com este projecto pretende-se fazer o levantamento do património gastronómico, cultural, e das necessidades para novos investimentos, para haver melhor organização da aldeia e chamar os turistas”, explica a responsável.

Um projecto que pretende estudar o potencial de cada aldeia e dinamizá-la.

Picote foi a aldeia escolhida para apresentação do projecto, e isto pelas suas características rurais.

 “Estamos em fase de inclusão das aldeias. Picote é que está mais caracterizada porque já se requalificaram fachadas e já tem um ecomuseu.”

Não descartando que possam surgir mais aldeias candidatas, neste momento são 4 as aldeias que se pretendem classificar na Terra Fria.

Em Miranda do Douro, Picote foi a aldeia escolhida, nos restantes concelhos, é Caçarelhos, Vimioso, Pinheiro em Vinhais e Montesinho em Bragança.

Um projecto de estratégia local de desenvolvimento da CORANE a executar ao longo de 3 anos.

Escrito por CIR