Press Trip da ACISB junta jornalistas em Bragança para promover território

PUB.

Ter, 08/11/2022 - 08:59


A castanha foi a desculpa para trazer 15 jornalistas portugueses e espanhóis até Bragança, este fim-de-semana, com o intuito de promover o turismo no concelho

Puderam apanhar castanha, conhecer um vinho da região e ainda provar um cocktail. Alberto Ribas, autor do blogue “Alvientooo”, já divulgou várias vezes Bragança. Um território que diz ter autenticidade e que gera algumas reacções na internet. "“Tenho vários artigos de Bragança publicados e normalmente perguntam muitas vezes, pedem informações, porque é um destino que não conhecem. Do Norte de Portugal muito espanhol conhece Porto e Braga, mas depois não conhecem a parte interior, porque acham que não tem nada a ver".

Os jornalistas puderam ser os primeiros a conhecer o cocktail careto, do bar Biblioteca. A invenção é de António Paiva, que quis fazer uma bebida quente de inverno, sem esquecer os produtos da região, como a castanha, o vinho e a fruta. "Usei vinho, maçã, canela, sumo de laranja. A única diferença deste e de uma sangria é que eu usei pasta de castanha, que eu trabalhei, e depois quando o vinho está a ficar quente acrescento-lhe a pasta para ela ficar bem triturada", explicou sobre a bebida à qual acrescenta morango, mirtilo e amora e uma espetada de figo e castanha.

Esta foi a última Press Trip da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança, dando assim por encerrado um programa “+Bragança” de quatro anos. A presidente da ACISB, Maria João Rodrigues, fez um balanço positivo da iniciativa, que já deu frutos. "Nós temos um potencial enorme para o turismo e desta forma penso que contribuímos para a divulgação, para chamar muita mais gente e dar a conhecer o que temos de melhor".

Ao longo destes quatro anos, a ACISB trouxe jornalistas portugueses e espanhóis até Bragança para dar a conhecer a cultura, tradições, gastronomia e paisagem. Foram frequentados mais de 30 restaurantes do concelho. O projecto +Bragança é co-financiado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais