Presidente da Junta Freguesia de Santa Maria indignado com ausência de farmácia

PUB.

Qua, 05/03/2008 - 10:02


 O presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria em Bragança, está disposto a recorrer ao ministério da saúde para reivindicar uma farmácia para aquela freguesia. Das sete farmácias existentes na cidade de Bragança, nenhuma está localizada na área desta freguesia.

O autarca local espera há três anos pelo resultado do concurso que saiu em Diário da República para a concretização do projecto de uma farmácia na freguesia de Santa Maria. Até agora o Jorge Novo ainda não obteve qualquer resposta do INFARMED, responsável pelo lançamento do concurso. “Nós não estamos dispostos a esperar mais tempo, a paciência tem limites, o que determina são dez dias úteis, em dez dias úteis, devíamos ter tido uma resposta, não sei qual é a dificuldade em dar resposta a um concurso, não é preciso três anos para que o resultado apareça”, declara o representante da freguesia.

 

Para Jorge Novo, a farmácia faz falta aos habitantes da Junta de Freguesia de Santa Maria, sobretudo à população mais idosa. “ Temos que pensar que a população que está presente na freguesia é uma população idosa e se é idosa tem dificuldades na locomoção, no acesso”, denuncia Jorge Novo que afirma “não fazer sentido construir um centro de saúde que não tem adjacente um equipamento deste género”.

 

Jorge Novo garante que o próximo passo é comunicar a situação à Ministra da Saúde e à Ordem dos farmacêuticos. “ Vamos levar esse assunto à assembleia de freguesia e vamos tomar as necessárias providências nomeadamente falando com a senhora ministra da saúde e com a Ordem dos Enfermeiros que é quem tem alguma preponderância sobre o INFARMED”, afiança Jorge Novo.

 A freguesia de Santa Maria tem cerca de cinco mil residentes que por enquanto continuam sem uma farmácia.