Portela também já tem um novo centro de convívio

PUB.

Seg, 16/05/2011 - 10:40


Portela também já tem um centro de convívio. Com a inauguração, ontem, de um centro de convívio nesta aldeia a meia dúzia de quilómetros de Bragança, fica praticamente concluído o projecto de reequipamento da área rural do concelho iniciada em 1998, como explica o presidente da câmara de Bragança.  

“Consistia em dotar cada uma das 114 aldeias do concelho de Bragança de condições adequadas para o convívio da população. É mais um centro de convívio, de um conjunto que ultrapassa a centena destas infraestruturas concretizadas no concelho. Zoio é um dos poucos que ainda faltam, está em construção, o de Caravela também, pelo que este é um projecto praticamente fechado.”

 

Jorge Nunes diz que agora a aposta será a reforma do actual edifício da autarquia.

 

“Será o próximo passo. Pensamos que a meio deste ano poderemos avançar com o concurso das obras. No final deste projecto, prevendo a possibilidade de o concluir em 2013, estaremos com um investimento de 35 milhões de euros só na parte de centros de convívio e Juntas de Freguesia. Ficam criadas condições para, durante as próximas décadas o poder local autárquico ter condições condignas e a população ter espaços próprios de convívio.”

 Este novo centro de convívio de Portela custou cerca de 145 mil euros e o financiamento ficou a cargo da autarquia.

Gilberto Afonso, o presidente da junta, é que não escondia a satisfação, pois considera que era algo que já faltava à aldeia há muito tempo.

 

“Precisava porque o que tínhamos cá tinha uma área muito pequena sem condições para qualquer tipo de actividade. O chão não oferecia condições de segurança. Vai servir para diversas actividades e também parcerias com a associação Azimute”, revela.

 Gilberto Afonso destaca ainda a importância que o novo edifício terá na aldeia.

“Está aprovado para todo o tipo de actividades que se queira. É um edifício sem barreiras arquitectónicas. Para qualquer lado se entra em qualquer degrau”, destaca.

 O novo centro de convívio está agora instalado num edifício que já serviu de barbearia e de forja.

Quando a igreja da aldeia esteve em obras, também serviu de local de culto.

Escrito por Brigantia