Pinheiro é tricampeão nacional de chegas de touros de raça mirandesa

PUB.

Seg, 22/08/2011 - 18:37


Pelo terceiro ano consecutivo, o Pinheiro, de Quintela, é o campeão nacional de chegas de touros de Raça Mirandesa. Na final, disputada no sábado, o touro de Quintela derrotou o Bispo II, da mesma aldeia.

Nuno Fernandes, o chegador campeão, diz que o mérito é todo do animal. “É mesmo o campeão, tem de se dar todo o mérito ao animal. Muita gente não gosta dele por ser pequeno e feio, pelo menos é o que dizem os agricultores, mas é preciso estimá-lo e eu dou-lhe o justo valor”, sublinhou.

O prémio do vencedor é de três mil euros.

 

Na categoria reservada aos touros com menos de cinco anos, a vitória sorriu ao Cordeiro, de Bragada. Uma final em que o favorito do público, o touro Miguel, acabou por não dar cabeça. Os animais ainda foram retirados da praça para nova lavagem mas não houve nada a fazer. Miguel não quis combater.

 Dinis Santos, o proprietário do touro vencedor, não ficou muito contente com a vitória fácil.

 “Não, até estava a pensar que ia ser uma boa luta. Mas fiquei satisfeito por ter vencido, qualquer um ficava”, destacou.

 Já Maximino Videira, proprietário do Miguel, não encontrou explicação para a falta de vontade do seu animal. “Não sei, foi um daqueles dias em que não querem. O touro esteve magoado mas foi na semana passada. Nesta esteve bem, não havia nada que justificasse o que fez. Não lhe apeteceu”, resumiu, desalentado.

 Mesmo assim, no sábado estiveram quase mil pessoas na praça de touros de Vinhais a assistir à final do campeonato nacional de chegas de touros da raça mirandesa.

 Carlos Silva, um dos responsáveis da organização, faz um balanço positivo.

 “O balanço é altamente positivo. Primeiro, começando pela qualidade das chegas. Bateu-se por três vezes o recorde da praça. Tivemos uma final espectacular nos touros com mais de cinco anos. Tivemos uma assistência média de 600 pessoas ao longo de mais de um mês. Na final tivemos mil pessoas. O campeonato está a crescer de ano para ano”, destacou.

 

 O campeonato regressa no próximo ano.

Escrito por Brigantia