Pilotos mortos homenageados pelo Aeroclube de Bragança

PUB.

Seg, 01/09/2008 - 08:48


Quatro pilotos, um brigantino e três espanhóis, foram homenageados este fim-de-semana pelo Aeroclube de Bragança no âmbito da sexta edição do Raid do Noroeste Ibérico. Uma homenagem póstuma aos amantes dos aviões que perderam a vida em acidentes de aviação.  

Através de uma lápide colocada no aeródromo de Bragança, ficam assim lembrados quatro pilotos que costumavam participar neste raid mas que este ano já não estiveram presentes.

Um deles era o médico-cirurgião de Bragança que morreu há cerca de um mês durante uma viagem para Coimbra.

 

“É uma homenagem para aqueles pilotos que iniciaram o raid e que morreram em acidentes de avião” afirma João Rodrigues, presidente do Aeroclube de Bragança acrescentando que “um andava a passear e até levava a filha, teve um azar e caiu com o avião” conta o responsável. “Outro andava a voar e chocou com outro avião, um outro andava em instrução e treino e também e ao aterrar caiu na pista e Luís de Carvalho teve um ataque cardíaco em pleno voo”.

 

João Rodrigues fala ainda do Raid do Noroeste Ibérico deste ano, realizado pelo Aeroclube de Bragança em parceria com o Real Aeroclube de Léon, em Espanha.

Trata-se de uma iniciativa voltada para o lazer na qual estão inscritos 24 aviões participantes sendo que havia 8 em lista de espera. “Nós só admitimos 24 aeronaves porque se temos de ficar em alguma localidade onde não podemos voar, chamamos um autocarro e leva-nos para o hotel” explica o presidente do Aeroclube de Bragança. “Se tivéssemos mais aviões, precisávamos de dois autocarros e a inscrição já seria mais cara. “Temos oito aviões em lista de espera que avançam imediatamente caso haja desistência nos próximo ano” refere.

 

Esta iniciativa proporcionou ainda a realização de baptismos de voo através de um Aviocar da Força Aérea Portuguesa.

Foram feitos quatro voos, que transportaram 18 pessoas em cada um.

Os passageiros confessaram que foi uma boa experiência. “É bonito, é uma sensação diferente, por acaso gostei” afirma Cremilde Morais. “Senti um bocadinho de medo no início, mas depois passou” acrescenta. “É uma oportunidade de as pessoas experimentarem para sentir a diferença porque não é a mesma coisa que viajar numa linha comercial” refere Gualter Gil. Já José Carvalho decidiu embarcar por causa do filho. “Nem sabia que estavam a fazer baptismos de voo, mas vi as pessoas as inscreverem-se e achei que era uma boa altura para ele fazer”.

 

O Raid do Noroeste Ibérico arrancou ontem de Bragança, em direcção a Viseu, regressando à capital transmontana.

Hoje segue para Vila Real e até ao final da semana vai ainda passar por Córdoba, Covilhã, Mogadouro e termina em Léon.