Penas Roías tem novos projectos de atracção turística

PUB.

Qua, 28/05/2008 - 09:14


A Freguesia de Penas Roias, no concelho de Mogadouro, pretende criar um parque de campismo na aldeia, junto à barragem, num local onde já se encontra um espaço de lazer. Além disso há ainda a intenção de construir um museu etnográfico, para reunir todos os vestígios da antiguidade, desta aldeia do concelho de Mogadouro.

 

O Parque de Campismo e o Museu Etnográfico são dois desejos já antigos do presidente da junta de freguesia de Penas Roias. José Joaquim Moura refere que para o primeiro já existe até um projecto, junto ao parque de merendas, numa zona arborizada, próxima da barragem que abastece quase todo o concelho mogadourense. “ Temos um pequeno parque de merendas que fica bem situado, tem bons acessos, tem o castelo a 300, 400 metros e a barragem que abastece Mogadouro”, realça o presidente da junta de freguesia acrescentado que “temos o projecto do parque de campismo alinhavado, agora o parque de Merendas já foi concluído em 2004”.

  

O presidente da Junta de Freguesia da Penas Roias acrescenta que o projecto está ao encargo de um arquitecto local e vai ser candidatado a fundos comunitários. Penas Roias é uma freguesia com história, desde a torre do castelo, a Fraga da Letra, com pinturas rupestres, o Monóptero de S. Gonçalo, em homenagem aos caçadores e, recentemente, foi descoberto um sarcófago. Por tudo isto pretende-se construir um museu etnográfico, junto à igreja local. “É uma aldeia histórica, tem o castelo e questões arqueológicas”, revela José Joaquim Moura contando que “apareceu-nos há dias um sarcófago, tivemos oportunidade de o comprar, aparenta ter uma centena de anos”. “Desde machados de pedra, temos provas que há antiguidade por aqui e é por isso que pretendemos construir um museu etnográfico”, conclui.

  

A junta está já em fase de negociações, para adquirir os terrenos onde pretende construir o Parque de Campismo e o Museu Etnográfico de freguesia. A aldeia do município de Mogadouro pretende construir um parque de campismo e um museu etnográfico.