Parapentes invadem Montalegre

PUB.

Sex, 26/06/2009 - 17:55


Já arrancou o Open Internacional de Parapente de Montalegre, que decorre ao longo do fim-de-semana. Para além de pontuar para um ranking internacional, esta é, simultaneamente, a segunda jornada do campeonato nacional da especialidade.  

O coordenador do evento, revela que há uma vertente de demonstração, que já tem uma grande lista de espera.

 

“Não só existem pilotos de competição mas também alguns que vêm ver a prova e acompanhá-la e vão mostrando, durante mais tempo, na zona de descolagem, o que é a modalidade.” Segundo Sanuel Lopes, também é possível aos curiosos experimentarem a sensação de voar num parapente, apesar de a lista já ir longa.

Durante o fim-de-semana são esperados cerca de 80 participantes. Tudo porque Trás-os-Montes tem condições especiais para a prática de Parapente.

 

“São magníficas. Não é por acaso que existe uma prova do campeonato nacional na serra do Larouco, outra em Lamas de Orelhão, em Mirandela, e mais uma em Bornes. Portanto, três das cinco provas do campeonato são na região.”

 

O Nordeste transmontano acolhe há vários anos este tipo de eventos que, segundo Samuel Lopes, trazem mais-valias para a região.

 

“Para já, nesta altura os muitos emigrantes que regressam têm a possibilidade de se divertir e conhecer uma nova modalidade. E depois, todos os familiares e amigos de pilotos que vêm conhecer melhor a região.”

 

O Open Internacional de Parapente de Montalegre decorre até domingo. Uma organização do clube Papaventos e da escola de parapente WIND.

  Escrito por Brigantia