Pais dos alunos da escola Luciano Cordeiro lançam ultimato à DREN

PUB.

Sex, 12/09/2008 - 14:29


A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento Vertical de Escolas Luciano Cordeiro, em Mirandela, deu o prazo máximo de um mês à Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) para que comece as obras de reparação do piso do campo exterior de jogos da escola EB 2, 3...

...que se encontra em estado degradado já há alguns anos e que tem provocado diversas lesões a alunos, quer nas actividades desportivas, quer nas de recreio. Apesar das constantes promessas, a verdade é que a situação se mantém e os pais estão na disposição de não permitir que os seus educandos, cerca de 500, utilizem aquele espaço enquanto nada for feito.

As promessas da DREN têm sido constantes, mas até agora nada avançou. Os pais e encarregados da educação alegam que o piso do campo exterior de jogos não reúne as condições mínimas de salvaguarda da integridade física dos alunos, uma vez que o campo de jogos possui alcatrão altamente degradado com muitos buracos e gravilha agressiva, o que tem levado já a diversos ferimentos nos últimos anos. O próprio grupo de professores de Educação Física já fez chegar essa preocupação ao Conselho Executivo, mas sem sucesso. Fartos desta situação, a associação de pais e encarregados de educação fez chegar ao executivo da escola uma carta para que o assunto seja encaminhado para a DREN com carácter de urgência.

De acordo com o Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, José António Ferreira, na carta “exige-se ao Conselho Executivo que diligencie no sentido da rápida intervenção das obras necessárias e que não seja permitida a utilização daquele recinto quer para a prática desportiva, quer enquanto tempos livres e recreios dos alunos até que as obras estejam concluídas”, explicou.

Se até dia 17 de Outubro, altura em que a Assembleia-Geral de Pais se vai reunir, a situação de mantiver, José António Ferreira admite “tomar medidas mais drásticas” e que podem passar por “acções que considerarem adequadas para que o problema seja resolvido definitivamente”.

Apesar dos contratempos, a Associação de Pais elogia o empenho do Conselho Executivo da escola na insistência do problema junto da DREN. “Em todas as conversas que tivemos com o Executivo da Luciano Cordeiro, foi visível a preocupação e o acompanhamento por parte do seu presidente”, ressalvou José António Ferreira. “O executivo tinha a garantia por parte da DREN de que a situação ia ser resolvida durante o ano lectivo e, também para grande espanto do executivo, o problema não foi resolvido conforme estava prometido, ou seja, antes do ano lectivo que arranca já na próxima segunda feira”, adiantou ainda o responsável.

 

É um ultimato dos pais dos cerca de 500 alunos da escola EB 2,3 Luciano Cordeiro à DREN. Ou o campo exterior de jogos e recreio da escola sofre obras de remodelação ou não permitem a utilização daquele espaço por parte dos alunos.

Note-se ainda que apesar das diversas tentativas para obter respostas da DREN sobre esta questão, não foi possível em tempo útil obter qualquer esclarecimento