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Novo operador para a ligação aérea Bragança-Lisboa

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Qui, 27/03/2008 - 17:15


A Aerocondor deverá ser substituída na carreira aérea regional Bragança/Vila Real/ Lisboa. O Governo estará a negociar com a empresa transportadora a rescisão amigável do contrato de exploração da linha. O processo está a ser acompanhado pelo secretário de estado das obras públicas que está em contacto com outras operadoras e que podem vir a assegurar a ligação, substituindo a Aerocondor. No entanto, fonte do Ministério das Obras Públicas disse à Brigantia que não é ainda certo que a Aerocondor deixe de operar.

Desde o dia 17 que não há ligações entre Bragança e Lisboa e fonte da empresa adianta que a situação vai manter-se por tempo indeterminado.

Só este ano, a empresa já cancelou 36 voos e em 2007 foram 160.

As alegadas dificuldades financeiras estarão na origem da interrupção das viagens, sendo que a empresa justifica a paragem com a manutenção do avião.

Uma vez que a carreira é subsidiada pelo Estado, o incumprimento do contrato levou o Governo a tomar uma posição. “Não estando a cumprir é evidente que têm de se tomar medidas e o Governo está em negociação com a própria Aerocondor e com outras empresas para arranjar uma alternativa” adianta o deputado socialista Mota Andrade. “A carreira aérea faz imensa falta a todo o distrito pela rapidez que proporciona nas deslocações a Lisboa e por isso o Governo está empenhado em mantê-la” acrescenta o presidente da comissão politica distrital do PS.

Segundo Mota Andrade o problema deverá ser resolvido em breve. No entanto, “há um constrangimento que se prende com a pista de Vila Real que não permite a aterragem de qualquer avião” nomeadamente as aeronaves de grande porte, devido ás suas reduzidas dimensões. Por isso “é necessário encontrar uma empresa que tenha um avião que permita a aterragem em Vila Real”.

A Aerocondor já tinha perdido em 2006 a concessão da ligação Funchal/Porto Santo, por incumprimento do serviço público. Na altura o Governo decidiu entregar por ajuste directo a exploração à companhia aérea SATA.

Fonte do INAC (Instituto Nacional de Aviação Civil) admite que pode acontecer o mesmo com a ligação transmontana. Mota Andrade confirma esta hipótese ao afirmar que “o que se está a tentar é que haja um ajuste directo numa fase intermédia e depois terá de haver um concurso público”.

A carreira aérea regional está concessionada à Aerocondor até Agosto de 2009.

Mas a prestação deste serviço deverá terminar em breve com a substituição da empresa por outra companhia de aviação.

A administração da Aerocondor continua indisponível para falar do assunto.