Nó da zona industrial de Macedo pronto no final de 2010

PUB.

Ter, 10/03/2009 - 08:27


Foram vários anos de reivindicações de um nó de acesso à zona industrial de Macedo de Cavaleiros, que agora parecem ter fim à vista.  

Com o lançamento das concessões da auto-estrada transmontana, do IP2 e do IC5, as obras vão mesmo começar por este nó, um dos mais importantes de todo o traçado, como deixou claro o representante da Auto-Estradas XXI, que ontem esteve também em Macedo de Cavaleiros.

 

O tão esperado nó da zona industrial de Macedo vai mesmo avançar, agora que estão lançadas as concessões da auto-estrada transmontana e do Douro Interior.

Aliás, vai ser mesmo a primeira obra a estar no terreno.

 

Beraldino Pinto, o autarca de Macedo de Cavaleiros, lembra que este “era o centro das reivindicações rodoviárias da região”.

O autarca espera agora empenhamento dos concessionários e construtores da obra e diz ainda que depois desta luta, as atenções voltam-se para “as redes municipais e regionais”.

 

O nó da Amendoeria, que dá acesso à zona industrial deve estar concluído em Dezembro de 2010, o início dos trabalhos deve acontecer já em Maio deste ano. “Este é um dos nós mais importantes que a auto-estrada vai ter” refere Rodrigues de Castro, director regional da Auto-Estradas XXI, empresa que detém a concessão.

 

Quanto aos nós de Lamas e de Podence, ainda no concelho de Macedo de Cavaleiros, os projectos estão a ser reapreciados, de forma a minimizar os impactos ambientais, devido à proximidade de habitações e de ribeiros.

 

Para a construção da auto-estrada transmontana vão ser criados quatro grandes estaleiros: no viaduto do rio Corgo, no nó de Justes, Vila Real, em Mirandela Norte, e em Mós, em Bragança.

Escrito por CIR