Sex, 30/05/2008 - 08:10
O encontro decorre na cidade da Guarda, é organizado pela AIP, a Associação Industrial Portuguesa e pela CEOE, Confederación Española de Organizaciones Empresariales e participam as Associações Empresariais Regionais transfronteiriças.
Durante a cimeira vai ser assinado um memorando de entendimento para formalizar essa cooperação. “A assinatura deste protocolo será a efectivação e a transposição para o papel da cooperação que se pretende que exista nestas diversas áreas”, realça Rui Vaz, presidente do NERBA referindo que as “áreas irão ser abordadas no sentido de que tanto a AIP enquanto estrutura nacional portuguesa como a COE possam cooperar no desenvolvimento destas dinâmicas”.
Rui Vaz acrescenta que para além dos problemas das empresas das regiões de fronteira, vão também ser discutidos outros assuntos. O presidente do NERBA esclarece que ao longo do encontro se vai discutir “programas nacionais e comunitários de apoio ao desenvolvimento da cooperação empresarial transfronteiriça, bem como a abordagem a factores dinâmicos para a competitividade das regiões transfronteiriças”. “O transporte, a logística, a energia e o ambiente, há aqui um certo número de questões que irão ser abordadas e que com certeza serão vistas como potenciadoras do desenvolvimento económico para o futuro”, assinala Rui Vaz.
Este encontro pode ainda culminar na apresentação de projectos comuns entre as associações empresariais regionais transfronteiriças.