Museu de Miranda recebeu quatro peças novas

PUB.

Qui, 19/05/2011 - 10:48


O Museu Terras de Miranda, é desde ontem um espaço mais rico na sua colecção. O museu tem agora no seu espólio quatro peças esculturais que remontam aos séc. XVII e XVIII.  

O Dia Internacional dos Museus, ontem celebrado, foi assinalado no Museu Terras de Miranda, com a apresentação de quatro esculturas que agora fazem parte do seu espólio.

 

Uma santa, um tocador de gaita-de-foles e outro de sanfona e ainda um menino que poderá simbolizar o menino Jesus da Cartolinha.

 Peças doadas pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana.

Para o director do museu, a sua origem e os seus atributos são ainda uma incógnita.

 “Temos quatro peças com falhas de memória”, explica Jean-Yves Durand, apontando para um estilo “italiano”.

Apesar de não ter certezas acerca da sua origem, Jean-Yves Durand realça a doação destas esculturas como um enriquecimento para o museu, pois são alusivas à cultura e tradição mirandesas.

  “É um enriquecimento do museu. São peças bonitas e é uma oportunidade para enriquecer as colecções do museu”, destaca.Aproveitando a proximidade com Espanha, o Museu Terras de Miranda quer alargar das suas colecções.

“É um museu que pode também a tratar questões que vão além das questões meramente regionais. Estamos na fronteira, numa região de emigração e temos de começar a tratar estes temas."

O Museu tem ainda patente uma colecção fotográfica de frigoríficos, com intuito de estes poderem representar a alma e personalidade do seu dono, através dos adereços e mensagens que são colocadas nos aparelhos diariamente.

Escrito por CIR