Municípios devem ter papel mais interventivo nos nevões

PUB.

Ter, 14/12/2010 - 09:19


As autarquias têm de dar maior resposta à resolução dos constrangimentos causados pela queda de neve, nomeadamente através dos planos de emergência municipais. A opinião é do Secretário de Estado da Protecção Civil, que rejeita a ideia da criação de um plano nacional para intervir nos nevões.    

“Aquilo que é fundamental fazer é, ao nível dos planos municipais de emergência, ter previsto todo o tipo de intervenções e apesar de tudo tem corrido bastante bem” considera. “Houve situações pontuais de algumas aldeias que ficaram isoladas durante algum temo, mas isso tem de ter uma resposta local. Não vejo que tipo de plano a nível nacional vá resolver o problema de uma aldeia isolada. Tem de ser ao nível do município que tem de se encontrar a resposta” acrescenta.

 

Ainda assim, Vasco Franco entende que os meios na região não são suficientes, mas salienta que existem outras formas de limpeza de neve mais acessíveis financeiramente do que os limpa-neves.

“Os limpa-neves são os equipamentos mais pesados e de maior custo” sendo que “pela extensão das áreas sobre a sua responsabilidade, provavelmente seria desejável que a Estradas de Portugal tivesse mais equipamento” considera o governante, realçando que “há outros equipamentos muito mais baratos e mais manobráveis que podem ser atrelados a tractores que também fazem limpeza de neve”. “Temos estado a estimular as autarquias para se equiparem com esse tipo de equipamento” acrescenta.

“É preciso olhar para os casos concretos e ver se o que temos é suficiente e se não for temos de procurar apoios e nós estamos disponíveis para isso, através do QREN” afirma.

 

Ainda assim, o governante considera que a intervenção nos últimos nevões que atingiram o país e a região foi bem sucedida.

Escrito por CIR