Movimento não quer ecopista na linha do Sabor

PUB.

Qui, 10/04/2008 - 08:54


O Movimento Cívico pela Linha do Tua repudia um possível alargamento da ecopista de Torre de Moncorvo. Considera mesmo que “não faz qualquer sentido” que a antiga linha ferroviária do Sabor continue a ser substituída por uma ecopista, defendendo antes a sua reabertura aos comboios, desde o Pocinho até à sede de concelho.

Num comunicado, que tem como destinatário o presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Aires Ferreira, o Movimento Cívico pela Linha do Tua diz que é “alarmante” a intenção manifestada pelo edil de prolongar a ecopista desde a sede de concelho até ao Pocinho, ao longo de mais 12 quilómetros.Alega que a dureza que representa vencer o seu grande desnível, na ordem dos 300 metros, será desinteressante quer para os turistas quer para a população local. O Movimento sustenta, por isso, que “o esbanjamento de dinheiro público e comunitário neste equipamento não faz qualquer sentido” e propõe ao autarca que “abandone o projecto e equacione a reabertura da Linha do Sabor”, tendo em vista a sua ligação à via férrea do Douro.O visado, Aires Ferreira, considera a posição do Movimento um “disparate”. “Querer ressuscitar hoje um alinha que já nem tem os carris é uma coisa perfeitamente disparatada” e lembra que em Carviçais, por exemplo, “a linha foi selvaticamente ocupada com plantação de árvores.

Aires Ferreira reage assim à missiva que lhe foi dirigida pelo Movimento Cívico pela Linha do Tua em que o exorta a desistir de prolongar a actual ecopista, instalada na antiga linha do Sabor.