Monumento presta homenagem a ex-combatentes

PUB.

Ter, 02/09/2008 - 08:46


Foi inaugurado na freguesia de S. Julião de Palácios, no concelho de Bragança, um monumento de homenagem aos 44 cidadãos daquela aldeia que combateram na Guerra do Ultramar entre 1955 e 1975 e que regressaram vivos à terra natal.  

O presidente da Junta de freguesia Elias Vara explica que este monumento tem um significado importante pois “nenhum deles sofreu qualquer ferimento, todos eles regressaram bem e resolveu-se erguer este monumento em memória deles para agradecer à Mãe Divina por terem regressado bem”.

 

O monumento “ficou localizado no lugar designado por Fonte de Baixo onde também se encontra o brasão da freguesia e na pedra que se mandou fazer consta o nome de todos os que por lá passaram” acrescenta o autarca.

 

Manuel Baía, ex-combatente na Guiné e organizador dos convívios dos ex-combatentes daquela freguesia recorda os tempos do Ultramar. “Aquilo era tudo à falsa fé e foram horas difíceis as que se passaram na mata com rebentamentos de minas e de morteiros” conta o ex-combatente. “Muitos caíram ao meu lado e as balas chegaram a passar-me pelos cabelos” acrescenta Manuel Baía.

 

O próximo convívio dos ex combatentes daquela localidade já tem data marcada, vai ser a 26 de Agosto de 2009.