Miranda do Douro quer apoiar produtores de gado da região

PUB.

Qua, 24/11/2010 - 13:10


O Município de Miranda do Douro quer revitalizar o Posto Zootécnico de Malhadas. Um centro de investigação e estudo que foi vital para a economia da região e para a preservação das raças autóctones de Trás-os-Montes e ao qual se quer dar vida.

O objectivo é valorizar as raças autóctones, como a raça bovina mirandesa, a raça ovina churra galega mirandesa, a asinina mirandesa e o porco bísaro.

Raças que fazem do Concelho de Miranda, uma região rica em explorações agrícolas e pecuárias.

O presidente da Câmara de Miranda do Douro pretende, assim, ajudar os produtores de gado da região.

 “A ideia é termos um centro de investigação e ser a partir daí que emanam todas as políticas de produção animal. Que todos os produtores do concelho e mesmo de Trás-os-Montes tenham ali uma forma sustentada de poder obter informações. Existe alguma dificuldade de os agricultores terem informação concreta. È para que o centro volte a ter a sua força que já teve no passado.”

Artur Nunes sublinha que a pretensão do Município é reforçar a promoção da raça e o apoio aos agricultores.

E dinamizar a economia da região.

 

“A ideia é reforçarmos esse aumento através de apoios efectivos na investigação e na própria promoção das raças. Já tivemos conversas com o ministro da agricultura e a ideia é irmos cada vez mais longe no desenvolvimento do posto zootécnico.”

Um projecto de investigação e estudo que pretende criar parcerias com instituições como a Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro e o Instituto Politécnico de Bragança.

Escrito por CIR