Miranda do Douro aposta na venda de produtos tradicionais

PUB.

Seg, 17/11/2008 - 11:07


Já são conhecidos os projectos da rede Ecocitras – rede de cidades ecológicas e inovadora de Trás-os-montes da qual fazem parte seis municípios: Bragança, Chaves, Valpaços, Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Miranda do Douro.

Recorde-se que esta rede foi criada em Março deste ano e tem como objectivo principal promover um espaço eco sustentável capaz de criar um efeito de dinamização económica e novas oportunidades de negócio.

 

Por exemplo, para Miranda do Douro e para Mirandela está pensado um projecto em comum, ligado ao desenvolvimento rural e com as agro industrias.

 

O autarca mirandês Manuel Rodrigo explica que “o projecto pretende fazer a recolha, transformação e venda de produtos regionais”. Numa fase posterior, os produtos seriam levados para zonas mais populosas, onde pudessem ser adquiridos.

  

Este é um projecto no valor de três milhões de euros e pode ser uma oportunidade única para a cidade mirandesa poder dar a conhecer os seus produtos regionais noutras localidades. “Já falamos nisto há vários anos, mas agora pretendemos criar pontos de venda na zona do Porto e Lisboa, onde há muitos transmontanos a residir”, avança o autarca local.

 Para além de dar a conhecer os produtos regionais, o autarca mirandês acredita que este também pode ser um contributo importante para fixar os mais jovens na região.

A água vai ser o elemento estudado em Chaves. Bragança vai receber um eco polis onde a população vai poder experimentar vários conceitos relacionados com as energias renováveis.

Valpaços vai criar o laboratório do vinho e finalmente em Macedo de Cavaleiros vai ser implementada uma agência de desenvolvimento regional, onde vão ser realizados diversos projectos relacionados com o turismo.

 

Projectos que exigem um investimento de 15 milhões de euros e que aguardam a aprovação do quadro de referencia estratégico nacional, o QREN.