Seg, 02/09/2024 - 08:52
O ministro do Estado e dos negócios estrangeiros, Paulo Rangel, esteve, sexta-feira, em Miranda do Douro na sétima edição da Summer CEmp. Paulo Rangel abordou vários assuntos, desde a importância de Portugal na União Europeia, passando pelos conflitos na Ucrânia e na palestina, tocando ainda na diversidade cultural que existe na Europa.
Quando questionado sobre a Summer CEmp estar, este ano, em Miranda do Douro, o Ministro afirma que a Comissão Europeia “esteve muito bem” uma vez que Miranda do Douro é um exemplo do que é a diversidade na Europa.
“Eu sinceramente acho absolutamente extraordinário, acho que a comissão europeia teve um a grande iniciativa ao trazer um evento destes, que é sempre um grande acontecimento em Portugal, para os jovens e especialmente para os jovens muito interessados nos problemas europeus, trazê-lo para Miranda do Douro, porque eu acho que no fundo mostrou também o que é a diversidade na Europa. Poqreu Miranda do Douro é um território que tem a sua própria língua, nesse sentido é muito singular, e uma das coisas que se faz na Europa é a proteção dessa diversidade e dessa singularidade e eu estou a ver que está a correr muito bem porque a população ela própria está a fazer parte do CEmp que é uma coisa que não acontece em todos os summerCemp’s”, afirmou.
O ministro do Estado e dos Negócios Estrangeiros afirmou ainda que Miranda é um “espaço cultural único” em Portugal e é essencial divulgar a diversidade que ali existe:
“Aqui o Presidente da República tem razão quando chama à atenção para que nós temos de dar conhecimento, divulgar, tornar, digamos, acessível a toda à gente o conhecimento desta cultura. E neste caso português este é um espaço de diversidade cultural único e, portanto, não tem paralelo em mais nenhum território do país e porque não há mais nenhum território, nem nas regiões autónomas, que tenham uma língua própria. Isso sinceramente é uma riqueza, um tesouro que não pode estar escondido dentro de uma caixa ou dentro de um cofre e o SummerCEmp veio pô-lo a descoberto”, referiu.
Paulo Rangel, já tinha participado em edições anteriores do SummerCemp enquanto Eurodeputado. Sexta-feira foi na qualidade de Ministro de Estado e dos Negócios estrangeiros e garantiu que não iria apresentar uma perspectiva diferente da anterior, por ser um evento pedagógico, onde o principal objetivo é ouvir cidadãos europeus.
“Não repare, porque aquilo que se faz no SummerCEmp, como em outras inicitivas do género, é sempre mais pedagógico e é uma pedagogia sobre a Europa, portanto, não é algo que dependa muito, nem do cargo que se tem, nem até muitas vezes da ideologia, afiliação partidária que tem. É muito mais um trabalho pedagógico e é um trabalho, também, de discussão porque é ouvir, no fundo, cidadãos europeus, neste caso cidadãos jovens, sobre aquilo que é a sua expectativa e a sua visão para a Europa”, rematou.
Tania Freitas é de Sintra mas vive em Barcelona. Quis participar no SummerCEmp para poder aprender, debater e trocar ideias com os convidados e restantes participantes:
"O meu propósito de vir aqui é para aprender, para discutir, para debater e para trocar ideias e acho que este espaço é para isso mesmo para nós respeitarmos, aprendermos uns com os outros e para percebermos como é que podemos ser mais, melhores e juntos", Afirmou que estes dias têm sido "fantasticos" e aconselha "todos os jovens a candidatarem-se a ter esta oportunidade", afirmou.
O SummerCEmp é uma escola de Verão sobre assuntos europeus, organizada pela Representação da Comissão Europeia em Portugal. O evento começou quarta-feira e decorreu até sábado. Sofia Moreira de Sousa, representante da Comissão Europeia em Portugal, faz um balanço positivo do evento e destacou o interesse da população:
“Temos tido também, muita aderência por parte da população nos eventos que são abertos nas sessões publicas e creio que estes dias provaram, sem duvida que, a SummerCEmp em Miranda do Douro a Europa é o nosso tesouro. No sentido que foi bom as conversas que tivemos, as sessões praticas que fizemos, tivemos oportunidade de falar, também dos desafios, das atividades económicas, dos desafios não só da região, aqui de Miranda do Douro, mas dos desafios de Portugal, dos desafios da Europa no mundo com a sessão, nomeadamente até hoje à noite, com o Sr. ministro do Estado e dos Negócios estrangeiros e portanto o balanço é claramente muito positivo”, garantiu.
O Summer CEmp decorreu, pela primeira vez em Miranda do Douro e contou com a presença de várias figuras do Governo. Também o Presidente da República esteve em Miranda do Douro quarta-feira e salientou a importância de Miranda do Douro no plano nacional e Europeu.
Escrito por Brigantia