Menos casos de urgência no Hospital de Bragança

PUB.

Qui, 15/01/2009 - 09:58


Os casos de urgência no hospital de Bragança têm descido nos últimos 3 anos. Um melhor acesso às consultas externas e aos cuidados de saúde primários são as razões apontadas para a descida.

O número de urgências anual do Centro Hospitalar do Nordeste tem vindo a diminuir.

Nos últimos três anos, houve menos 20% de episódios de urgência.

 

Henrique Capelas, o presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Nordeste, confirma que “o número de urgências anual tem vindo a diminuir, o que é um excelente sinal”. De acordo com o responsável “a diminuição anda na ordem dos 20%”.

 

Para Henrique Capelas há dois motivos para justificar esta diminuição. Isto pode significar que há um melhor acesso nas consultas externas, pois se houver menos tempo de espera também há menos hipóteses de recorrer a uma urgência”, justifica. Por outro acredita que “ é um sinal de que os cuidados primários estão a trabalhar melhor”.

 

De acordo com um estudo da Administração Regional de Saúde, entre 2006 e 2008 as urgências dos hospitais do norte tiveram menos 120 mil pessoas.

 

O estudo avaliou o impacto das medidas de requalificação dos serviços de urgência, sobretudo depois do encerramento de vários SAP’s, os serviços de atendimento permanente dos centros de saúde.

 

O Centro Hospitalar no Nordeste confirma assim a tendência verificada pela Administração Regional de Saúde.

Escrito por Brigantia