Qua, 25/09/2024 - 08:19
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, na região são esperadas rajadas de vento até 70 km/h, podendo atingir 90 km/h nas terras altas, principalmente entre as 15 horas de hoje e as 15 horas de amanhã.
Já a chuva persistente, por vezes forte, prevê-se que chegue esta madrugada até ao meio dia de amanhã.
A Protecção Civil alerta para a possibilidade de inundações e cheias. O segundo comandante sub regional de Trás-os-Montes, Júlio Miguel, deixa alguns conselhos. “Desobstrução dos sistemas de escoamento, garantir a fixação de objectos ou estruturas soltas que possam existir ao redor das habitações, ter especial cuidado com a circulação em zonas arborizadas, não atravessar zonas inundadas. Aquilo que podemos esperar destas condições meteorológicas são as inundações de pontos mais baixos, como garagens”, disse.
O segundo comandante avisa ainda para a possibilidade de deslizamentos e derrocadas, provocadas pela infiltração, e ainda contaminação dos cursos de água, devido aos incêndios. “Um dos problemas que existe é o arrastamento de todo o material resultante da combustão. Uma das coisas que faz a vegetação é reter a água. O facto de não existirem árvores vai fazer com que todo esse material seja arrastado livremente, ou seja, não tem nada que o trave e vai poluir tudo o que é rios ou ribeiras”, explicou.
Relativamente a possíveis derrocadas, a Protecção Civil adiantou que os locais estão identificados e estão a ser tomadas medidas preventivas.
No país, seis distritos estão sob aviso laranja e três sob aviso amarelo.
Escrito por Brigantia