Manuel Gomes do PS eleito presidente de Mascarenhas

PUB.

Seg, 07/11/2022 - 09:49


O Partido Socialista venceu, este domingo, as eleições intercalares na freguesia de Mascarenhas, Mirandela, com a lista liderada por Manuel Gomes a repetir a vitória

Os eleitores voltaram a ser chamados a votar depois de todos os eleitos da lista vencedora (PS), nas autárquicas de 2021, terem renunciado ao mandato. Na altura, a lista encabeçada por Manuel Gomes conseguiu três mandatos contra quatro da oposição mas viu serem rejeitadas todas as propostas para formar o executivo. Agora, a vitória foi por maioria absoluta.

Se há um ano, o PS já tinha ganho com 136 votos, agora viu ser reforçada a votação com 208 votos, garantindo 4 mandatos contra 3 do PSD que se ficou pelos 142 votos. Para Manuel Gomes, a vitória vem provar que era esta a vontade do povo de Mascarenhas.

“Provou hoje que eu sou a pessoa certa para estar à frente da Junta de Freguesia. Quero continuar a fazer aquilo que prometi, servir com qualidade e com o respeito que merecem, porque o povo acreditou em mim desde o princípio”, afirmou.

O candidato derrotado do PSD, Fernando Pintor, aceita o resultado das eleições e garante que agora vai exercer o seu lugar na Assembleia de Freguesia.

“Parabéns ao PS que ganhou, é a democracia, uma pessoa tem que aceitar o voto do povo. Vou ficar como membro da Assembleia de Freguesia e é óbvio que não me vou calar em relação às coisas que forem mal feitas na nossa freguesia”, referiu.

Havia apenas duas listas a sufrágio, já que o cabeça de lista do CDS não se mostrou disponível para voltar a ser candidato. A solução encontrada foi uma coligação “informal” com o PSD a ter vários elementos do CDS a integrar a lista social-democrata. Mesmo assim, a vitória sorriu ao PS.

Dos 565 eleitores inscritos, votaram 354 o que representa uma abstenção de 37 por cento.

Entretanto, o candidato do PSD, Fernando Pintor, revela que, ainda antes das eleições deste domingo, apresentou uma queixa no Ministério Público contra alegadas irregularidades praticadas pelo presidente da junta.

“Tive o cuidado de apresentar uma queixa ao MP para que não fosse acusado de que só apresentaria a queixa após as eleições porque tina mau perder, então tive o cuidado de o fazer na semana passada, com todas as irregularidades que vi e assim o MP verá se tenho razão”, disse.

O candidato do PSD a apresentar uma queixa ao Ministério Público contra alegadas irregularidades na gestão de Manuel Gomes, presidente da junta, que Fernando Pintor diz ter encontrado nos últimos dois meses em que esteve na comissão administrativa da junta, nomeado pelo Ministério da Administração Interna.

Escrito por Terra Quente (CIR)

Foto: Rádio Terra Quente