Manual de boas práticas ambientais ajuda cidadãos a cuidar dos jardins

PUB.

Qua, 24/11/2010 - 13:16


Ensinar os cidadãos a tratar dos seus quintais e jardins. A ideia foi da câmara municipal de Bragança, que apresentou ontem o seu Manual de Boas Práticas em Espaços Verdes.  Rui Caseiro, vice-presidente da autarquia brigantina, sublinha que todos podem tirar partidos deste manual, que dá várias dicas para cuidar do jardim lá de casa.

“Como devemos actuar para plantar, para cuidar das plantas, para podar, para cortar, aquilo que devemos fazer e esteva mais adaptada à nossa região. As espécies mais adaptadas ao nosso clima. Por exemplo, se pensar plantar roseiras, o que deve fazer. Mesmo em relação à rega e às adubações.”

O trabalho foi encomendado pela autarquia ao Instituto Politécnico de Bragança e contou com a colaboração de diversos professores e técnicos da casa.

Para já foram impressos mil exemplares, que serão distribuídos em escolas e na própria câmara municipal. Mas também estará disponível para download no site da autarquia.

 “A cidade precisa, todos nós temos espaços verdes. Temos um número elevado de habitações unifamiliares, com jardim. Havendo desconhecimento, é normal que nem sempre se colocam as melhores espécies.”

Este projecto foi apresentado ontem, num seminário dedicado ao Dia Mundial da Floresta Autóctone e as comemorações do ano internacional da biodiversidade.

O aproveitamento da água para regar espaços verdes foi um dos temas abordados.

Rui Caseiro considera que é precisamente devido ao aproveitamento da água que Bragança é uma cidade com boas práticas ambientais.

 “Temo-lo feito dentro das nossas possibilidades. Fizemo-lo com recurso a água alternativa para rega dos espaços verdes. Fazemo-lo na questão da energia, com autocarros eléctricos, energias alternativas para aquecimento de água nas escolas e aumentar a eficiência energética nos edifícios de habitação social.”

Bragança tem desde ontem um manual de boas práticas em espaços verdes.

Escrito por Brigantia