Mais vagas negativas no distrito

PUB.

Qua, 18/03/2009 - 08:18


Afinal são 760 as vagas negativas no distrito de Bragança no concurso de professores. O Sindicato de Professores do Norte fez as contas e chegou à conclusão que entre as vagas criadas pelo concurso de professores e as que vão ser extintas, há um défice de 760 lugares. Um número superior aos 500 avançados na semana passada.  

José Domingues, da delegação de Bragança do SPN, explica as contas dizendo que “a diferença entre os quadros de agrupamento que abriram e os actuais números de professores do Quadro de Zona Pedagógica resulta num saldo negativo de 760 professores”.

O dirigente sindical acusa o Governo de querer deslocar professores para o litoral ao “encerrar estes lugares de QZP”.

 

No entanto, José Domingues espera que sejam criadas mais 200 vagas até ao início do próximo ano lectivo.

Uma medida que acabará por atenuar aquilo que o sindicato diz ser o deficiente levantamento das necessidades das escolas.

“Até Agosto é provável que surjam mais algumas vagas mas nunca serão mais de 200” afirma acrescentando que “o Ministério da Educação não olhou às necessidades dos agrupamentos”.

 

Segundo José Domingues, esta redução no número de vagas de professores tem origem na diminuição do número de alunos e no encerramento de escolas.

Escrito por Brigantia