Sex, 19/06/2009 - 11:57
A revelação foi feita esta sexta-feira pela directora do Centro Local do Nordeste Trasmontano da Autoridade para as Condições de Trabalho durante um congresso de Segurança e Higiene no Trabalho organizado pelo ISLA.
Este reforço resulta do recrutamento de 150 inspectores para todo o país e que hoje fizeram a prova final.
“Neste momento temos três inspectores ao serviço mas a equipa vai ser reforçada com mais seis, por isso vamos ter nove operacionais já a partir do dia 10 de Agosto”.
Para Lilia Condado, desta forma “poderemos intensificar a nossa intervenção de modo a poder contribuir para as condições de trabalho e segurança dos trabalhadores”.
Este reforço implica a mudança urgente das instalações onde funcionam os serviços pois as actuais há muito que deixam a desejar.
Lilia Condado revela que a delegação pode vir a ocupar as antigas instalações do Centro de Área Educativa. “É uma vivenda que fica situada em frente ao Seminário de São José e que é da Direcção Regional de Educação do Norte” adianta, acrescentando que o processo está no gabinete do ministro do trabalho que já falou com a ministra da educação para ver se conseguimos uma cedência a titulo gratuito, mas se essa situação não for viável vamos tentar encontrar outra”.
Este ano, ainda não foi registado qualquer acidente mortal no sector da construção civil, no distrito de Bragança.
Aliás, o número de acidentes no sector reduziu e muito.
Este ano ainda só ocorreram dois sinistros e sem gravidade.
Lilia Condado atribui esta redução ao abrandamento verificado na construção. “A actividade no sector diminuiu e quanta mais há, maior é a probabilidade de ocorrência de acidente por causa do maior envolvimento de trabalhadores” afirma.
Em 2008 foram registadas três mortes resultantes de trabalhos na construção civil, na região.
Escrito por Brigantia