Mais de 3500 pessoas controladas nas fronteiras do distrito de Bragança na semana passada

PUB.

Seg, 22/11/2010 - 10:14


Já reabriram à meia-noite de ontem as fronteiras portuguesas. Segundo Carlos Morais, o coordenador do Centro de Cooperação Policial e Aduaneira de Quintanilha, no distrito de Bragança, entre terça-feira e sábado, foram controladas mais de três mil pessoas.

 “O balanço que se pode fazer é positivo. Foram controlados, até às 16 horas, 3647 passageiros, num total de 2214 viaturas. Foram efectuadas cinco recusas de entrada, quatro mandatos de detenção e dois mandatos de captura para efeitos de detenção.”

 

Estes foram mesmo os casos mais graves.

 

 “Um era um cidadão chileno, condenado na Alemanha por assalto à mão armada e também era procurado em Espanha por assalto à mão armada. O outro era um cidadão moldavo, procurado por contrabando de produtos químicos e álcool”, explica o responsável pelo CCPA de Quintanilha, que sublinha que os controlos era feito rapidamente, devido “ao número de efectivos presentes”.

 

Ao todo, esta operação mobilizou cerca de 120 efectivos por dia em todo o distrito de Bragança, entre elementos do SEF e da GNR.

 

Quintanilha foi o ponto da fronteira com Espanha onde se concentrou grande parte do tráfego de entrada em Portugal. Mas a brigada móvel ainda foi chamada a intervir, sobretudo em Miranda do Douro.

 

 “Foi deslocada algumas vezes para alguns locais onde os colegas estavam com dúvidas. Os pontos mais críticos foram Miranda do Douro e Portêlo. Eram situações de ausência de documentos, que levantaram dúvidas. Alguns tiveram autorização para passar, depois de confirmada a identidade, mas outros foram encaminhados para Quintanilha.”

 

Quintanilha recebeu, em média, durante a semana passada, 450 veículos por dia.

Escrito por Brigantia