PUB.

Mais de 150 mascarados de Portugal e de Espanha vão desfilar em Mogadouro este sábado

PUB.

Sex, 13/01/2023 - 08:54


Mais de 150 mascarados, de mais de 20 grupos, de vários pontos do país e até de Espanha vão reunir-se este sábado em Mogadouro

O oitavo Encontro de Máscaras tem como objectivo potenciar as festividades do solstício de inverno deste concelho e este ano com principal destaque para os mascarados de Vilarinho dos Galegos.

“Este ano dá-se destaque à Mascarinha Mascarão de Vilarinho dos Galegos. Estão convidados grupos de várias partes de Portugal e de Espanha, da Galiza, das Astúrias, portanto é um encontro de rituais de Inverno e portanto pretendemos envolver o nosso, mas numa envolvente maior e ter outra projecção daquilo que são os nossos valores e rituais e aquilo que nós queremos preservar em termos culturais”, explicou a vereadora do município, Márcia Barros.

O evento começa com a inauguração de uma exposição de máscaras de Carlos Ferreira e haverá uma discussão entre quatro estudiosos dos rituais do solstício de Inverno. À tarde acontece o tão esperado desfile.

“Há o desfile a partir das 14h30, que percorre as principais ruas da vila, depois é oferecida uma sopa tradicional e termina no Largo da Misericórdia, onde temos a fogueira do galo, que é reacendida, e é servido também ali um lanche”, disse.

Em Mogadouro, a época natalícia e os Reis atraem os mascarados para a rua. Por exemplo, em Bruçó, Vale de Porco e Valverde saem no dia 25 de Dezembro. Mas em Bemposta acontece a 26 de Dezembro e a 1 de Janeiro, tal como em Tó. Em Vilarinho dos Galegos a festa faz-se no dia de Reis.

O último encontro de mascarados de Mogadouro aconteceu em 2019, por causa da pandemia.

Escrito por Brigantia

Foto: Rota Terra Fria

Jornalista: 
Ângela Pais