Seg, 31/03/2025 - 08:14
O apoio tem vindo a ser entregue aos contemplados ao longo deste ano letivo. Na sexta-feira, foram assinados 44 contratos.
Fabiana Gomes estuda Enfermagem no IPB. Recebe a bolsa do município há quatro anos. Diz ser essencial para os gastos. “Faz diferença principalmente, porque as propinas têm um custo elevado e pensando que não, este dinheiro que temos através da câmara, faz a diferença. Em vez de tirarmos do nosso dinheiro, que se calhar não temos assim tanto, a câmara suporta as despesas que nós às vezes não conseguimos”, referiu.
Também a emigrante e estudante do IPB, Gabriela Ferreira, foi contemplada. A viver há sete anos em Bragança, só agora conseguiu recorrer ao apoio do município, porque também só agora conseguiu o título de residência. “Pago renda, sou emigrante e as propinas são mais caras para os emigrantes e então este apoio ajuda muito. Consegui o título de residência e consegui candidatar-me à bolsa. Vai ajudar-me muito com a renda, com as despesas, com tudo”, contou.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Paulo Xavier, o número de estudantes apoiados tem vindo a crescer de ano para ano. Faltam ainda analisar 15 candidaturas, mas até agora já foram entregues 130 mil euros. “Ainda nos faltam analisar 15 candidaturas, estamos à espera de uma resposta da DGES e logo que venha essa análise, também nós vamos atribuir em conformidade com as normas regulamentares. Até ao momento atribuímos 130 mil euros. É um apoio robusto, que ajuda 152 famílias, para que os seus filhos possam estudar e não é só em Bragança, temos alunos que estão a estudar em Vila Real, no Porto, em Braga, em Lisboa”, disse.
A bolsa de estudo é atribuída consoante os rendimentos das famílias. Grande parte dos alunos contemplados são estudantes no Instituto Politécnico de Bragança.
Escrito por Brigantia