Luta por isenção de portagens é para continuar apesar das eleições

PUB.

Ter, 29/03/2011 - 09:18


Com ou sem novo Governo e independentemente de quem o liderar, a luta pelo não pagamento de portagens na Auto-estrada Transmontana tem de continuar.A posição é manifestada pelo presidente da câmara de Bragança. 

Num cenário de crise política em que se avizinham eleições legislativas, Jorge Nunes só acredita que o novo Governo, social-democrata ou não, só poderá recuar no pagamento de portagens se os transmontanos não desistiram de lutar.“Os transmontanos poderão conseguir essa situação se não baixarem os braços” considera o autarca. “Se mantiveram uma atitude passiva e comodista, manter-se-á essa política de pagamento de portagens numa atitude de absoluta injustiça para com o povo transmontano” acrescenta. Por isso salienta que “os transmontanos não devem cruzar os braços, sendo firmes na exigência de oportunidade e de justiça não sendo isentos do pagamento de portagens durante alguns anos”. O autarca acrescenta que perante este cenário de eleições, poderá até ser alargado o período para assinar a petição que o município lançou e que vai até ao final de Abril.Mas até o momento não se sabe por quantas pessoas já foi subscrita.“Não estamos a controlar isso” refere Jorge Nunes. “Provavelmente o período pode estender-se, pois se houver eleições não faz sentido estar a encurtar prazos” acrescenta. “Os cidadãos não devem deixar de assinar as petições porque é uma forma democrática de expressar o seu sentimento de contrariedade relativamente a um esforço que lhes está a ser pedido de forma indevida, quando o que foi prometido aos transmontanos foi justiça construindo uma auto-estrada e isentando-os de portagem até que o nível de desenvolvimento socioeconómico se aproximasse aquilo é nas zonas mais desenvolvidas do país” realça. 

A petição será discutida na Assembleia da República mas não terá qualquer efeito prático sobre a decisão de portajar ou não a auto-estrada.

Escrito por Brigantia