Seg, 16/03/2009 - 12:14
Em Freixo de Espada à Cinta, numa pista bastante rápida, Luís Correia dominou as duas mangas da classe Elite.
Na primeira corrida instalou-se no comando à terceira volta, mantendo a posição até final; na segunda corrida chegou à liderança ainda mais cedo, logo na segunda passagem ao circuito, e a partir daí angariou vantagem para terminar novamente como destacado vencedor. Apesar de não ter alinhado na jornada inaugural do Campeonato, Luís Correia mantém aspirações à conquista do título, pois na presente época cada piloto Elite desprezará os dois piores resultados para a contabilidade final.
Quanto ao esperado duelo entre Henrique Venda e Hugo Basaúla – que entraram para esta segunda jornada do Campeonato em igualdade pontual – o piloto algarvio obteve melhores dividendos na pista transmontana. O piloto algarvio foi 2.º classificado na primeira manga, seguido por Luís Ferreira, enquanto Basaúla, após um arranque menos conseguido – era apenas 6.º finda a volta inaugural – cruzou a meta no 4.º posto.
Na segunda manga Hugo Basaúla esteve melhor, pois na quinta volta desalojou do 2.º posto Luís Ferreira. Este seria também passado por Venda duas voltas mais tarde, mas Basaúla resistiu bem às tentativas de aproximação do rival. Feitas as contas, Henrique Venda deixou Freixo de Espada à Cinta como líder isolado do Campeonato Elite, com 2 pontos de vantagem relativamente a Basaúla.
Entre outras peripécias, na primeira manga referências para o atraso de Paulo Alberto, apenas 11.º devido a queda sofrido logo na primeira curva depois do arranque, enquanto Hugo Santos debateu-se com um problema mecânico desde meio da corrida – quando rodava na 5.ª posição – não conseguindo passar a linha de chegada no tempo máximo para ser classificado. Já na segunda manga, o piloto transmontano chegou ao fim no 6.º posto.
Entre os homens da frente, destaque ainda para o francês Milko Potisek, 5.º e 4.º classificado nas duas corridas. Também Cristiano Fernandes, que liderou durante um par de voltas na manga inicial, obteve um 6.º e um 8.º lugares, enquanto o jovem Ivo Fernandes foi 7.º e 9.º classificado, respectivamente.
Se na classe Elite compareceram em Freixo de Espada à Cinta 41 pilotos, também 18 Iniciados estiveram em acção. Nesta categoria, reservada a praticantes entre os 10 e 15 anos de idade, Fábio Maricato dominou autoritariamente as duas mangas, vencendo destacado. Na primeira corrida foi secundado por Bruno Serra, que levou a melhor no duelo com Ruben Luís.
Na restante corrida o 2.º classificado foi Pedro Carvalho, ele que na manga anterior foi apenas 9.º devido a furo no pneu traseiro, que implicou mesmo uma visita à assistência para trocar a roda. Mais atrás, Bruno Serra só na última volta conseguiu desalojar Ruben Luís do 3.º lugar. Uma palavra ainda para Jorge Maricato, que terminou nos 4.º e 5.º lugares, respectivamente.
O "Nacional" de Motocross prossegue dentro de quinze dias, mais exactamente a 29 de Março, em Marinha das Ondas, onde se disputará a terceira das seis jornadas do Campeonato Elite.
ELITE – 1.ª Manga
1.º Luís Correia, Yamaha YZF 450, 17 voltas em 34m23,7s
2.º Henrique Venda, Kawasaki KXF 450, a 7,9
3.º Luís Ferreira, Kawasaki KXF 450, a 11,0
4.º Hugo Basaúla, Suzuki RMZ 450, a 16,4
5.º Milko Potisek ,Yamaha YZF 250, a 17,4
ELITE – 2.ª Manga
1.º Luís Correia, Yamaha YZF 450,17 voltas em 34m50,4s
2.º Hugo Basaúla, Suzuki RMZ 450, a 8,7
3.º Henrique Venda, Kawasaki KXF, 450 a 14,1
4.º Milko Potisek, Yamaha YZF 250, a 19,8
5.º Luís Ferreira, Kawasaki KXF 450, a 21,4
Campeonato Portugal
1.º Henrique Venda, 89
2.º Hugo Basaúla, 87
3.º Paulo Alberto, 64
4.º Luís Ferreira, 54
5.º Milko Potisek, 52
Texto e Fotos: FMP e Rui Ferreira