Dom, 22/03/2009 - 03:09
O vice-campeão de Motocross sentiu dificuldades físicas e sofreu duas quedas ao longo do dia, tendo penalizado três minutos. Ainda assim, terminou no 24.º posto da classe E2, 77.º entre os 104 pilotos presentes.
“Fiquei satisfeito por terminar este primeiro dia. Senti muitas dificuldades, especialmente na especial Extreme. Não estou habituado a este tipo de obstáculos da especial. O objectivo era aprender o máximo possível. Não tenho podido treinar e estou mal fisicamente. Ainda por cima sofri uma queda na Extreme e ainda penalizei três minutos, o que acabou por invalidar os bons tempos que estava a fazer nas outras especiais”, contou o piloto da ZA Motos. “As duas quedas que sofri deixaram-me algumas mazelas mas vou arrancar amanhã e ver como me sinto”, concluiu Luís Correia.
O piloto da Yamaha YZ450F, apoiado pela ZON TV Cabo, é um dos nove portugueses presentes nesta primeira jornada mundialista e participa na classe E2. Jonny Aubert (KTM) foi o mais rápido, batendo Mika Ahola (Honda) e Ivan Cervantes (KTM). Entre os portugueses, terminaram seis dos nove que alinharam à partida desta jornada organizada pelo Motor Clube do Marco de Canaveses. Os piloto enfrentaram um percurso de 50 quilómetros, cumprido em quatro voltas.
Ao longo do percurso estão desenhados três troços cronometrados – as “especiais” –, cujos resultados ajudam a definir a classificação final, à qual serão somadas as eventuais penalizações no percurso.
A “Cross Test” situa-se em Cabanelas – Bustelo, junto ao Km 7 da EN 320, enquanto a “Enduro Test” localiza-se na Quinta da Pena – Galegos. Por fim, a “Extreme Test” foi desenhada em Milhundos, junto à Circular Sul de Penafiel. Outros pontos de interesse e são as sempre espectaculares “trialeiras” – subidas técnias, geralmente em pedra – no Alto do Crasto, Ribeira das Duas Igrejas e junto aos marcos geodésicos de Brenha e Luzim.