Livro de fotografias para preservar a memória do Tua

PUB.

Sex, 18/06/2010 - 09:30


É mais uma forma de chamar a atenção para o Vale do Tua. O fotojornalista da Global Imagens Leonel de Castro e o escritor Jorge Laiginhas apresentaram em Carrazeda de Ansiães, e pela primeira vez em Trás-os-Montes e Alto Douro, o seu livro “Pare, Escute e Olhe”.

É um livro sobre o vale do Tua, que segundo Leonel de Castro pretende alertar para a perda de um património único, devido à construção da barragem do Tua:

“É um grito a favor do vale do Tua. A questão da barragem nem sequer se coloca. É a denúncia de uma barbárie que está prestes a acontecer, criada pelos nossos governantes que não sabem fazer mais nada do que destruir o interior do país”, disse.

O livro mostra os principais aspectos do vale do Tua, pelo olhar dos autores, e é um testemunho que deverá ficar para as próximas gerações, já que com a construção da barragem do Tua, nunca mais o vale será igual:

“Este é um trabalho documental. Enquanto fotógrafo enquadro-me mais na categoria de fotógrafo humanista. Foi um grande desafio para mim e grande parte do trabalho é à volta das paisagens. O grande objectivo é documental todo o vale do Tua que vai ser destruído pela barragem.”

Depois do filme de Jorge Pelicano sobre o fim da linha do Tua, está aí o livro “Pare, Escute e Olhe” do fotógrafo Leonel de Castro, natural de Carrazeda de Ansiães, e do escritor de Alijó Jorge Laiginhas.

Escrito por CIR