Município de Bragança inaugura Passeio da Liberdade para assinalar 50 anos de Abril

PUB.

Qua, 17/04/2024 - 09:45


O município de Bragança vai celebrar os 50 anos do 25 de Abril com actividades que acontecem ao longo de mais de um mês e que são destinadas aos públicos de todas as idades

Há residências artísticas, ciclos de cinema, sessões evocativas, exposições e concertos.

O presidente da câmara, Paulo Xavier, destaca o programa que está previsto para o próprio dia 25 de Abril, sendo que será inaugurado o Passeio da Liberdade, que custou 1 milhão e quatrocentos mil euros. “Vamos recriar o passeio que foi feito em 1974, da primeira manifestação de apoio ao MFA, da Praça da Sé ao antigo BC3. Vamos também inaugurar um pequeno mural alusivo ao 25 de Abril. Temos ainda a sessão evocativa, que vai acontecer na Praça do Município. Vamos continuar com força, numa inauguração, junto à Estação Rodoviária, que é o Passeio da Liberdade, num investimento de 1,4 milhões de euros. Mas não acaba aqui. Vamos ao mundo rural. Vamos inaugurar um centro de convívio em Alimonde. Depois vamos ter, durante a tarde, música com artistas locais”.

E, com o objectivo de “aproximar” os jovens dos princípios da democracia participativa, vai decorrer a “Aproxima-te” – Sessão Evocativa do 25 de Abril com e para os mais novos. “Os 50 anos de Abril são uma marca. Portugal tem que dar o seu melhor e isto porque é preciso sensibilizar os jovens para aquilo que foi o país antes do 25 de Abril, para a conquista da liberdade e que o espírito do 25 de Abril continue no sentido da prosperidade entre os portugueses, que esse é o emblema maior de Abril”.

As actividades vão envolver artistas locais, para criar obras escultóricas, a comunidade escolar, que irá apresentar, em vários momentos, diversos trabalhos, sobre o tema, em múltiplas áreas, assim como utentes de IPPS do concelho, forças políticas e o público em geral.

A comemoração dos 50 anos do 25 de Abril foi apresentada, na terça-feira, no Teatro Municipal de Bragança.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves