Lista para a distrital do PSD com Xavier mas sem Hernâni

PUB.

Qua, 14/12/2011 - 11:11


Um revés para Jorge Nunes. É essa a conclusão que se pode tirar da lista para a Comissão Política Distrital de Bragança do PSD. A lista só hoje será afixada mas a Brigantia revelou-a em primeira-mão. Encabeçada por José Silvano, esta lista conta com Luís Afonso, apoiante de Jorge Nunes, como primeiro vice-presidente e Maria José Moreno como segunda. No entanto, é no tesoureiro escolhido que começam as surpresas.

Paulo Xavier, candidato à concelhia de Bragança do PSD foi o nome apresentado, enquanto Hernâni Dias, o outro candidato à concelhia brigantina e apoiado por Nunes, não consta da lista, apesar de ter havido algumas pressões de última hora para que tal acontecesse.

 

José Pimentel, de Mogadouro, e apoiante de Telmo Moreno, tal como Jorge Fidalgo, de Vimioso, são alguns dos vogais escolhidos. A eles juntam-se Artur Aragão, de Alfândega da Fé, Eduardo Morgado, de Freixo de Espada à Cinta, João Gonçalves, de Carrazeda de Ansiães, Luís Miguel, de Vinhais e Fernando Palhau, de Miranda do Douro.

 

De fora ficaram as concelhias de Vila Flor, que teve eleições internas recentemente, e Torre de Moncorvo, que as terá brevemente, e também com duas listas em disputa. No entanto, se essa luta particular serviu de desculpa, já o mesmo não aconteceu com as eleições para a concelhia de Bragança, que não afastaram Paulo Xavier da lista para a distrital.

 

Já a lista para a mesa da Assembleia Geral é encabeçada, como previsto, por Telmo Moreno, que chegou a acordo com José Silvano dois anos depois de se defrontarem. Curiosamente, Telmo Moreno vai substituir Jorge Nunes, seu adversário interno no PSD, que em 2005 abriu uma guerra ao afastar Moreno da lista para a Presidência da Assembleia Municipal de Bragança. Telmo Moreno esperou seis anos mas respondeu agora, numa altura decisiva para a escolha dos candidatos às eleições autárquicas e, também, à sucessão de Jorge Nunes na Câmara de Bragança.

 

Rui Caseiro, vice-presidente de Nunes na autarquia brigantina é o número dois da lista para a Mesa, seguido de Anabela Dureta, Manuel Pavão e António Afonso.

 

Para o Conselho de Jurisdição, Júlio de Carvalho encabeça a lista que inclui ainda Albérico Lopes, Vânia Rodrigues, Abrantes Pereira e Nuno Gonçalves.

 

As eleições para a distrital decorrem no sábado, tal como as das concelhias de Bragança, com Paulo Xavier e Hernâni Dias na corrida, Mogadouro (com Joaquim Pimentel a liderar uma lista única), e em Mirandela, em que António Branco deve ser o candidato.

 Marcadas estão já as eleições para a concelhia de Macedo de Cavaleiros, que se realizam em Janeiro.

E Maria José Moreno começa a ser cada vez mais a ser tida em conta para a corrida à sucessão de Beraldino Pinto na câmara macedense.

Escrito por Brigantia