Sex, 06/03/2009 - 11:13
Segundo avança a Lusa, a maioria socialista vai mesmo chumbar a proposta dos Verdes.
O deputado socialista, eleito por Bragança, Mota Andrade, afirmou, no debate de ontem, que a proposta de resolução tem um só objectivo: ser mais uma impossibilidade à construção da barragem da Foz do Tua, cita a Lusa.
Mota Andrade disse ainda faz sentido é prosseguir com o Plano Nacional de Barragens do governo, indiciando dessa forma o chumbo da maioria socialista na votação de hoje.
Na apresentação da proposta, o deputado ecologista, Francisco Madeira Lopes, justificou a classificação da linha com a “perda colectiva irreversível” que significaria o seu afundamento pelas águas da barragem projectada para a foz do rio Tua.
O PSD considerou que a proposta é “prematura” antes de apuradas as responsabilidades. Pelo CDS-PP, Abel Baptista, afirmou que a linha do Tua “precisa é de obras, não de classificação” de maneira a ser “posta em boas condições de transporte”, alegando que a classificação poderia ser “mais uma razão para o governo não fazer obras”.
Agostinho Lopes, do PCP, apoiou a proposta, enumerando iniciativas de encerramento de troços ferroviários desde o tempo da ditadura e passando pelos sucessivos governos do PS e PSD.
Finalmente, Helena Pinto, do Bloco de Esquerda, defendeu que o governo “não dá resposta” sobre a possibilidade de uma obra “com 120 anos de história”, que “não tem paralelo no país” e advogando mais investimentos na linha, que “tem que reabrir”.
Entretanto, o deputado social-democrata, Santos Pereira, aproveitou o debate para anunciar que o PSD vai pedir a presença do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações no Parlamento para esclarecer “responsabilidades e motivos” dos acidentes ocorridos nos últimos meses na linha.
Escrito por Brigantia