PUB.

Licenciaturas do IPB no top do desemprego

PUB.

Seg, 25/02/2008 - 08:57


Três cursos do Instituto Politécnico de Bragança não estão a garantir emprego aos licenciados. As Engenharias Civil, Química e Biotecnológica constam do relatório do Ministério do Ensino Superior que apresentam maior percentagem de diplomados inscritos nos centros de emprego.

O presidente do IPB considera que esta situação pode estar a ser uma consequência da implementação do processo de Bolonha, uma vez que “os estudantes de três anos lectivos ficaram licenciados todos ao mesmo tempo” explica Sobrinho Teixeira e “isso fez com que duplicasse a oferta de alunos no mercado de trabalho”.

Segundo Sobrinho Teixeira, o IPB já tinha constatado essa situação em relação a Engenharia Química e por isso reduziu de 90 para 25 o número de vagas neste curso.

O Governo pretende intervir nestas licenciaturas que apresentam uma elevada taxa de alunos desempregados, mas Sobrinho Teixeira confessa-se tranquilo porque entende que as medidas a adoptar não vão incidir sobre estas áreas, pois “o país precisa delas e temos de reforçar ainda mais o numero de vagas”, defende o presidente do IPB que considera que “o ministério tem obrigação de intervir na saúde e na formação de professores”.