Lançado em Miranda projecto de cooperação com Espanha

PUB.

Sex, 25/03/2011 - 11:01


Foi ontem lançada, em Miranda do Douro, a base para um novo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial, um AECT. Numa reunião de Assembleia-geral da Associação Ibérica dos Municípios Ribeirinhos do Douro, estiveram presentes 30 das 54 autarquias.

Esta nova AECT vai chamar-se Vale Douro e quer ser um elo de ligação entre os concelhos situados nas margens do rio Douro, desde a Nascente, em Sória, até à Foz, no Porto.

 

Um projecto de cooperação transfronteiriça na área ambiental e cultural, como explica o Presidente da Associação Ibérica dos Municípios Ribeirinhos do Douro, Francisco Lopes.

 “Trata-se de projectos de cooperação transfronteiriça que visam dar corpo a uma rede de cooperação entre os diversos municípios do Douro português e espanhol, sobretudo na área ambiental e cultural.”

 

Com a passagem da associação para um Agrupamento de Cooperação Territorial, os municípios pretendem garantir o acesso a mais fundos comunitários.

 

 “No período de programação 2014-2020 serão fundamentais para que os territórios possam aceder a fundos comunitários. Discutimos uma proposta de estatutos, que será apenas uma base de trabalho, e iremos fazer uma consulta aos municípios associados mas só depois das eleições autárquicas em Espanha, que se realizam em Maio.” 

Actualmente já existem dois AECT.

 

Mas, segundo Artur Nunes, o autarca de Miranda do Douro, este pretende ser uma mais-valia no desenvolvimento e coesão dos municípios da área geográfica do Rio Douro.

 

 “Existe o AECT Douro-Duero, em Trabanca, e a ZAS-Net, entre Bragança e Zamora. Este visa a cooperação de todos os municípios da nascente à Foz, com uma dinâmica e uma força maior. Para defender todos os interesses do Douro, tudo o que representa e pode projectar.”

 

Um projecto de Cooperação Transfronteiriça entre Portugal e Espanha.

Entre os 54 municípios estão três do distrito de Bragança. Carrazeda de Ansiães, Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso.

Escrito por CIR