Kyokushin Kan atrai curiosidade dos brigantinos

PUB.

Sex, 08/08/2014 - 12:24


A Praça da Sé, em Bragança, foi, ontem, palco de uma demonstração de Kyokushin Kan integrada na Semana da Juventude da cidade.

Um estilo de karaté que ganha cada vez mais adeptos. Na capital de distrito são já cerca de 100 os praticantes, que participam em várias provas nacionais e internacionais.
Para Eric São Pedro, praticante de Kyokushin Kan há 12 anos na Escola Smith Dojo, é “uma boa forma de promover e fomentar a prática da modalidade”.E quais as principais diferenças ente o Kyokushin Kan e outros estilos de karaté? Segundo Eric São Pedro é o comité, ou seja a luta. “A luta, o comité, nesta modalidade é decidida no KO na parte dos adultos e nos jovens não é permitido KO, mas lutam com protecções e de forma controlada. Aqui a luta é desenvolvida não há paragens ao contrário de outros estilos”.O Kyokushin Kan faz bem ao corpo mas sobretudo à mente. Quem começou a praticar não pensa deixar a modalidade caso de Milton Meireles. “Eu pratico há dois anos. Vim por curiosidade, gostei e acabei por trazer também a minha filha. Ajuda-me muito na parte mental, dá tranquilidade, faz-nos sentir mais calmos”. Refere Milton Meireles.E Luís Afonso, que pratica Kyokushin Kan há 10 anos, refere que “a técnica e a concentração” são mais importantes que a força.

O Kyokushin Kan tem sede nacional em Bragança. A Escola Smith Dojo conta já com cerca de uma centena de praticantes.

Escrito por Brigantia