PUB.

Jornadas da Biologia da Conservação em Macedo de Cavaleiros

PUB.

Sex, 04/04/2008 - 08:13


O Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros recebe no próximo fim-de-semana as Jornadas da Biologia da Conservação. A iniciativa já vai na segunda edição e pretende alertar e consciencializar a população para a conservação de espécies emblemáticas da região que, pelos mais variados motivos, se encontram ameaçadas e em vias de extinção.  

“O milhafre preto, no caso dos mamíferos o lobo e o coelho, que é uma espécie chave neste tipo de ecossistema”, enumera Emanuel Ribeiro, da Associação Aldeia, organizadora da Jornadas, referindo-se a algumas espécies ameaçadas.A associação estuda agora o que é preciso fazer para aumentar as populações de coelhos, a mais recente espécie ameaçada na região transmontana. Emanuel Ribeiro fala dos problemas que afectam cada uma das espécies. “No caso dos abutres do Egipto há escassez de alimentos por causa da deposição de cadáveres no campo, porque é necrófaga e há restrições sanitárias à deposição de cadáveres, este é um dos factores que limita bastante as populações desta espécie”, assinala Emanuel ribeiro. No caso da cegonha negra, o organizador das jornadas esclarece que os principais problemas estão ligados “com a deterioração da qualidade das águas, construção de barragens e linhas de alta tensão”.

Águia de Boneli, abutre do Egípto, cegonha negra, lobo e coelho são algumas das espécies em vias de extinção que estão a deixar a biologia transmontana mais pobre..animais em destaque, este fim-de-semana, na segunda edição das Jornadas da Biologia de Conservação, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros.

Também no domingo vai ser realizada uma observação de aves na paisagem protegida da albufeira do Azibo, e no Montes de Morais. a concentração é às 8h30, na Praia da Ribeira.A inscrição para estes encontros é obrigatória e pode ser feita na biblioteca municipal de Macedo ou através do e-mail ecoteca_macedo@yahoo.com.