Já foi criada a Associação de Imigrantes de Trás-os-Montes

PUB.

Ter, 24/08/2010 - 09:28


Está formalmente constituída a Associação de Imigrantes de Trás-os-Montes. O primeiro passo é traduzir o regulamento interno para Russo, já que esta é a comunidade que se presume que seja mais representativa na região, depois da brasileira.

“Somos uma associação multicultural. Verificámos que em termos de imigrantes, a maior parte são dos países de Leste. Depois temos população brasileira e africana e esses falam português.”

Salomé Caturna, da rede social de Macedo de Cavaleiros, e mentora da ideia da criação da associação de imigrantes, salienta que já em Setembro deve ser feita a Assembleia Geral da associação.

“Prevemos é fazer a grande assembleia-geral, para mobilizar as comunidades e termos a nossa base de sócios. A partir daí, temos um projecto de criar uma empresa de inserção.”

Esta empresa de inserção vai servir para dar sustentabilidade à associação e a médio prazo pode dar emprego a alguns imigrantes.

 “Vamos investir numa empresa de inserção para dar sustentabilidade à associação e, futuramente, ser uma fonte de emprego para imigrantes.”

Por isso mesmo, outras das funções desta recém-criada Associação de Imigrantes é ajudar no reconhecimento das competências destes profissionais e na validação dos seus diplomas.

Escrito por CIR