Ter, 15/09/2009 - 09:23
Sobrinho Teixeira estima que este ano entrem no IPB mais de 2500 novos alunos, ao longo das três fases.
“Há três anos consecutivos que vínhamos a aumentar o número de candidatos colocados” refere, acrescentando que “este ano teremos um número ligeiramente acima do ano passado que foi de perto de 2500”.
Sobrinho Teixeira prevê “um acréscimo de alunos na terceira fase porque o conselho coordenador dos politécnicos convenceu a direcção-geral do ensino superior a fazer a candidatura on-line na instituição e isso torna Bragança mais apetecível”.
Apesar de considerar que ainda é cedo para tirar conclusões, Sobrinho Teixeira estima que, no total, sejam ultrapassados os 6700 alunos que frequentaram o Politécnico de Bragança em 2008/09.
“Penso que este ano iremos ultrapassar esse número, mas isso só poderá ser comunicado no final de Dezembro porque é nessa altura que se finalizam as entradas” afirma.
Os novos cursos implementados este ano tiveram grande procura, nomeadamente o de Design de Jogos Digitais, que viu ocupadas 33 das 40 vagas disponíveis logo na primeira fase.
Inglês e Espanhol ficou-se com uma ocupação de cerca de 35 por cento, com a área da saúde a ser a mais procurada.
Enfermagem e Farmácia, por exemplo, ficaram com as vagas completamente preenchidas.
Em sentido contrário estão cursos como os de Engenharia Agronómica, Florestal ou Zootécnica, que não tiveram mais do que dois candidatos.
Ainda assim, Sobrinho Teixeira mostrou-se satisfeito com a procura dos novos cursos.
Este fenómeno surpreende mesmo o presidente do IPB.
Sobrinho Teixeira revela que a instituição não tem conseguido responder às solicitações nesta área por falta de candidatos. “Nós temos solicitações de diplomados em áreas agrárias às quais não podemos responder por falta de diplomados” salienta.
Este ano, 86 por cento dos 52539 candidatos ao ensino superior público foram colocados nesta primeira fase do concurso de acesso, mais dois por cento relativamente a 2008, segundo dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Escrito por Brigantia