PUB.

Investigação de docentes do IPB revela dados sobre obesidade infantil em Bragança

PUB.

Ter, 01/04/2008 - 08:53


Em duas mil crianças há 600 que sofrem de obesidade ou têm excesso de peso. Este foi o resultado de um estudo sobre a obesidade infantil realizado em Bragança, por um grupo de docentes do Instituto Politécnico.  

Foi no âmbito desta investigação que o IPB criou criar o programa PróActivos direccionado para as crianças com excesso de peso. Teresa Correia professora do IPB e uma das responsáveis pelo estudo, explica que começaram por “fazer um levantamento epidemiológico nas escolas da cidade de Bragança, no primeiro e segundo ciclo, com cerca de duas mil crianças”. A responsável pelo projecto acrescenta que, “depois de fazermos a aplicação desse questionário demos conta de que cerca de 30 por cento das crianças tinham excesso de peso ou obesidade”. Foi nessa altura que decidiram “fazer alguma coisa e, em grupo decidimos não ficar só pela questão da investigação dos resultados, da constatação dos factos, mas passar para a intervenção”.

 

   

Este projecto já esta a funcionar desde o início do ano lectivo e consiste num plano de actividade física regular e de aconselhamento geral de saúde. “ Convidamos as crianças e de segunda a sexta-feira no espaço da escola superior de educação entre as seis e as sete e meia essas crianças vêm ter connosco para serem orientadas em termos de actividade física e orientação geral, nomeadamente saúde e educação alimentar”, realça Teresa Correia.

 

Na investigação, que ainda está a ser desenvolvida, surgiu agora a necessidade de realizar análises às crianças que participam no programa PróActivos, para avaliar a evolução. Por isso, ontem foi assinado um protocolo entre o IPB e a Clínica de Enfermagem Brigantina para a realização destes exames. Paula Esteves, sócia gerente da clínica, explica em que consiste o patrocínio e qual o objectivo deste protocolo. “A clínica além de patrocinar toda a parte de análises clínicas necessárias, está disposta, em tudo o que o grupo necessite, estar sempre como parceira para ajudar, de forma a que este projecto vá em frente e, quando esta investigação terminar, criar condições para outras”, revela Paula Esteves.

 

Uma iniciativa importante para a cidade e para a região como salienta o presidente do IPB, Sobrinho Teixeira. “Eu fico muito contente que haja neste meio, na cidade de Bragança, uma atitude de certa maneira de mecenato e de patrocínio dessa própria investigação”, declara Sobrinho Teixeira. “É um contributo para a promoção e divulgação da empresa e também da região e isso naturalmente é importante para todos. É um exemplo de um projecto de interesse da comunidade, porque está a ser patrocinado por entidades do mundo real”, sublinha o presidente do IPB.

 

Para além das análises, a Clínica de Enfermagem Brigantina também oferece às crianças que participam do programa PróActivos, pequenos lanches saudáveis. Uma forma de contribuir para a melhoria do estilo de vida dos mais novos.