Instituto Nacional de Aviação Civil averigua situação da Aerocondor

PUB.

Qui, 20/03/2008 - 09:39


O INAC (Instituto Nacional de Aviação Civil) está a acompanhar a situação da Aerocondor. O Instituto não revela para já se há ou não incumprimento por parte da empresa transportadora, mas garante que se ele se verificar terá de haver actuação. Alegadas dificuldades financeiras da Aerocondor estarão na origem do cancelamento dos voos durante esta semana.

A empresa justifica que se trata de questões técnicas relacionadas com a manutenção do avião que opera na linha Bragança/Vila Real/ Lisboa. Fonte do INAC disse à Brigantia que o cancelamento de voos está previsto no contrato com a concessionária.

 

No designado “Período Iata”, que decorre de Março a Setembro e de Setembro a Março, a Aerocondor pode suspender a ligação até 3% do número total de voos em cada uma dessas épocas. Por isso, o INAC está a analisar se as obrigações deste serviço publico estão ou não a ser cumpridas. Segundo o presidente da câmara de Bragança, só em 2007, a empresa cancelou cerca de uma centena de viagens, o que para Jorge Nunes não é uma situação favorável, “já no ano de 2007 houve uma centena de voos suspensos o que não favorece a confiança das pessoas, esperamos que essa situação se resolva por parte da empresa”. “Pelos vistos não estamos numa situação de normalidade, oxalá essa situação de normalidade seja encontrada para bem do desenvolvimento das regiões mais encravadas como é o nordeste transmontano”, afirma o autarca.

 

Manutenção do avião ou alegadas dificuldades económicas da empresa. O que é certo é que o cancelamento de viagens está a deixar descontentes os utentes, sobretudo nesta época festiva. “Traz descontentamento às pessoas, trata-se de um serviço público importante, os cidadãos estão habituados, é uma altura em que muitas pessoas se deslocam de Lisboa para Bragança e vice-versa”, salienta Jorge Nunes.

 

Recordo que a carreira aérea regional Bragança/Vila Real/Lisboa está concessionada à Aerocondor até Agosto de 2009.