Iniciativa Noite Solidária pretende ajudar instituição que abriga jovens em risco

PUB.

Sex, 26/11/2010 - 17:55


  Ajudar instituições de solidariedade durante a época natalícia é o objectivo da campanha Noite Solidária, levada a cabo por um dos bares da cidade de Bragança entre 29 de Novembro e 23 de Dezembro.

Ao longo de quase um mês, o Lagoa Azul vai recolher entre os clientes donativos em dinheiro e bens, que depois serão entregues ao lar de S. Francisco, em Bragança.

José Luís Afonso, gerente do estabelecimento, explica que a população jovem é o principal alvo da campanha deste ano.

“Esta iniciativa é mais vocacionada para o pessoal jovem, queremos sensibilizá-los para ajudar quem mais precisa”, sublinha. Entre as iniciativas, vai haver, no dia 19 de Dezembro, “um karaoke solidário”. “Vamos convidar várias das instituições da cidade, para que contribuam também.” Para além disso, haverá “caixinhas para recolher dinheiro e um caixote para recolher roupas usadas em bom estado, alimentos e tudo o resto com que as pessoas queiram contribuir”. Os funcionários da casa vão também prescindir da tradicional caixinha de gorjetas.

  

Eduarda Siza Vieira é a responsável pelo lar de S. Francisco e diz que roupa e material escolar são sempre bem-vindos.

“A nível material precisamos de tudo, alimentos, material de papelaria, porque estão todas a estudar. O dinheiro também é bem recebido porque é altura de Natal e gostamos de lhes comprar presentes para que tenham um Natal igual ao das famílias tradicionais”, diz.

 

O lar de S. Francisco é exclusivamente feminino e acolhe nesta altura 48 crianças e jovens em risco.

“São tudo crianças privadas de meio familiar normal ou crianças em risco. São-nos enviadas ou pelas comissões de protecções de menores ou pelo tribunal. A mais pequenina tem oito anos e também tenho algumas com 18 e 19 anos, que estão a acabar cursos superiores”, explica Eduarda Siza Vieira. 

A Noite Solidária realiza-se pelo sexto ano consecutivo.

Escrito por Brigantia