Incentivos às compras de Natal no comércio tradicional de Bragança

PUB.

Sex, 03/12/2010 - 09:56


Estacionamento gratuito na primeira hora nos parques subterrâneos da cidade de Bragança e lojas abertas aos Domingos e feriados, são algumas das medidas que estarão em vigor já a partir do dia 15 de Dezembro. A pedido da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Bragança (ACISB) a autarquia vai facilitar a vida aos comerciantes na época de Natal.  

“Pedimos mais tempo para que as pessoas possam fazer compras no comércio tradicional. Especificamente pedimos para que se pudesse trabalhar ao domingo, que o horário fosse alargado até às 22 horas entre o dia 15 e 23 de Dezembro” explica o presidente da ACISB, acrescentando que “para facilitar que as pessoas venham à baixa da cidade, pedimos a isenção de pagamento nos parques de estacionamento”.

 

António José Carvalho lamenta que os comerciantes não façam mais para promover a sua própria actividade.

O presidente da ACISB diz mesmo que os empresários do comércio estão a dar “tiros nos pés”.

“Há um esforço que tem de acontecer por parte do comércio tradicional. Nós distribuídos 300 inquéritos a pedir ideias. Obtivemos 28 respostas, sendo que 21 são negativas” afirma. “O comércio tradicional não está predisposto a colaborar no seu próprio negocio e penso que com isso está a dar um tiro nos pés” salienta.

 

Devido à crise, a animação na cidade de Bragança vai, este ano, sofrer um corte no investimento de cerca de 50%.

“Muitas cidades e vilas do país cortaram completamente neste tipo de animação, mas nós ainda temos alguma comparticipação da parte da secretaria de estado do comércio” refere.

 

Em Bragança, também a iluminação de Natal vai sofrer um corte de 30 por cento este ano.

A autarquia até estava disposta a investir os mesmos 55 mil euros gastos em 2009, mas as propostas recebidas pelas empresas especializadas ficaram todas abaixo desse valor.

Assim, este ano, a iluminação de Natal na cidade vai custar cerca de 35 mil euros.

Escrito por Brigantia