Sex, 06/03/2009 - 18:04
Este é o primeiro passo de uma alargada eco-iniciativa denominada “Blue Drive” que fará chegar ao mercado uma gama alargada de novos modelos e tecnologias ecológicas.
O novo Hyundai i30 Blue fez a sua estreia mundial no Salão de Genebra com a promessa de demonstrar uma significante economia de combustível no trânsito ao desligar automaticamente o motor do carro sempre que o veículo se imobilize no tráfego citadino.
O i30 Blue exposto em Genebra estava equipado com um motor de quatro cilindros com 1.6 litros a gasolina com 126 CV, acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades. Comparado com um i30 normal, o Blue com o sistema ISG confirma uma redução do consumo de 7 % em circuito misto com um valor de emissões de CO2 de 142g/km (em comparação com as 152 g/km do i30 normal).
Com o motor de 1.4 litros a gasolina, o CO2 cai para uns ainda mais favoráveis 135g/km.
O i30 Blue será complementado com outras tecnologias Blue Drive actualmente em desenvolvimento com o objectivo de gradualmente reduzir os valores de emissões de CO2.
O programa Blue Drive adiciona um novo elemento de mobilidade sustentável à cadeia de valores Hyundai e oferece aos novos compradores de automóveis uma escolha ecologicamente correcta com uma gama de modelos desde os Blue ISG até aos Blue Drive Híbridos, passando pelos Blue Drive Plug-In Híbridos, Blue Drivecom motores diesel limpos, Blue Drive Flexi-Fuel e até os futuros Blue Drive com pilha de combustível ou eléctricos.
Totalmente automático, o sistema ISG desliga o motor quando o carro pára no tráfego e volta a ligá-lo quando o condutor manifesta a vontade de prosseguir viagem. Em áreas muito congestionada com um pára-arranca constante, o sistema ISG tem um impacto ainda maior, reduzindo drasticamente o consumo de combustível e as emissões.
As características do sistema ISG do i30 Blue giram em volta de um motor de arranque mais poderoso combinado com a melhorarada central de controlo electrónico do motor (ECU) que monitoriza permanentemente a situação do veículo. Quando o carro pára como, por exemplo, num semáforo, a ECU rapidamente confirma as informações enviadas por vários sensores em redor do veículo antes de decidir parar o motor.
Uma nova tecnologia de controlo do alternador suprime a exigência de corrente eléctrica durante a aceleração ao mesmo tempo que recarrega a bateria do veículo durante a desaceleração. Se por alguma eventualidade não houver energia suficiente na bateria para voltar a colocar o motor em funcionamento na próxima imobilização, o sistema anula a função ISG e o veículo não irá desligar o motor na próxima paragem. Sempre que o carro estiver parado não há atrasos no reinício do motor, pois essa acção é realizada no mesmo tempo que o condutor leva a carregar no pedal de embraiagem.
Produzido na Europa, a gama i30 Blue estará disponível com uma oferta de dois motores a gasolina de 1.4 e 1.6 litros com as carroçarias de cinco portas e carrinha CW. O novo sistema ISG, que é apenas um dos elementos do extenso programa da Hyundai de inovadoras tecnologias que reduzem as emissões, será progressivamente introduzido em outros modelos da gama Hyundai.
O Verão deste ano assistirá ao próximo passo do ambicioso programa Blue Drive quando o primeiro veículo híbrido da marca for colocado á venda na Coreia do Sul. O Elantra Híbrido será o primeiro veículo híbrido eléctrico a funcionar com GPL e baterias de iões de lítio.