Helicóptero do INEM deverá entrar em funcionamento no final de 2008

PUB.

Qui, 28/02/2008 - 09:09


O helicóptero do INEM só deverá ser instalado em Macedo de Cavaleiros no final deste ano. A denúncia é feita pelo deputado do PSD na Assembleia de República que se mostra indignado com o atraso de cerca de um ano na instalação desse meio. A colocação de um helicóptero em Macedo de Cavaleiros está prevista no âmbito da reorganização da rede de urgências, como alternativa ao encerramento dos SAP’s.

Adão Silva enviou um requerimento ao ministério da saúde para saber porque é que o helicóptero não foi colocado em Macedo em Janeiro de 2008, tal como estava prometido. “O ministério da saúde foi muito rápido a encerrar serviços mas muito delongado a trazer as contrapartidas” critica Adão Silva que quer saber “porque é que o helicóptero não foi colocado como estava nos protocolos”. Além disso também quer que o ministério da saúde lhe explique “porque é que o processo continua parado à espera de uma descativação do Orçamento de Estado para que se proceda ao concurso de aluguer dos helicópteros e quero saber qual é agora o novo prazo”.

Mas o parlamentar diz ter a informação que o helicóptero só vai estar disponível no final deste ano. “As informações que eu tenho são perturbadoras porque me aponta para o final de 2008” afirma o deputado do PSD que por isso teme que vá a acontecer o mesmo que ocorreu com a Unidade de Convalescença “que era para iniciar em Outubro de 2007 e agora só vai arrancar em Outubro de 2008”.

Adão Silva reitera que perante estes atrasos, o ministério da saúde deveria reabrir os SAP’s nocturnos no distrito de Bragança.