Governos Civis com novas competências na floresta

PUB.

Sex, 20/03/2009 - 08:27


O Ministério da Agricultura publicou recentemente o novo Sistema de Defesa da Floresta que fortaleceu o papel dos Governos Civis no âmbito da definição e fortalecimento das estruturas de planeamento distrital nomeadamente no que diz respeito à prevenção.  

Neste âmbito, os Governadores Civis passam a presidir às Comissões Distritais de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Além disso vai também proceder-se à elaboração de um Plano Distrital de Defesa da Floresta. “Vamos ter um técnico florestal para tratar disso e estaremos em estreita ligação com as autarquias” afirma o Governador Civil de Bragança acrescentando que “vamos acompanhar as acções de defesa da floresta e de acções de sensibilização feitas por nós e coordenadas com as autarquias e associações florestais”.

 

Jorge Gomes admite no entanto que este plano não deverá ficar pronto a tempo da próxima época de fogos florestais. “Estamos a trabalhar na protecção e no combate, mas este projecto que tem dois anos de funcionamento mas ainda não será aplicado porque o trabalho ainda não está feito” afirma o responsável.

“É uma estrutura nova que virá a dar resultados provavelmente no próximo ano” adianta Jorge Gomes.

 

Os protocolos celebrados entre os Governos Civis, o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas e a Autoridade Florestal Nacional prevêem a disponibilização de 1,4 milhões de euros para criar 18 Elos Técnicos Distritais com valências destinadas ao apoio às Comissões Distritais de Defesa da Floresta.

Escrito por Brigantia