Gestão do Serviço de Urgência Básica gera polémica em Macedo

PUB.

Ter, 27/05/2008 - 08:19


A câmara de Macedo volta a contestar a gestão do Serviço de Urgência Básica da cidade pela Sub-Região de Saúde de Bragança, apesar de estar a funcionar nas instalações da Unidade Hospitalar distrital. A autarquia não concorda com esta situação que quer ver alterada.

O serviço de urgência básica funciona afectado ao centro de saúde, mas segundo a autarquia deveria estar a cargo da direcção do Centro Hospitalar do Nordeste, ou seja, do hospital distrital de Macedo. Uma decisão que vem em despacho no Diário da República, e para que não restem dúvidas, o presidente Beraldino Pinto levou para a reunião de Câmara cópias dos documentos que comprovam a decisão do Governo. “O despacho é muito claro, o hospital de Macedo integra a rede de urgências”, assinala o autarca referindo que “é isso que nós exigimos, que seja cumprido por ser de direito próprio e por ser legalmente o que está definido”.

Em posse dos documentos, o vereador da oposição, Rui Vaz, não está ainda convencido da necessidade de afectar o serviço de urgência ao Hospital. “ Estou preocupado é que a saúde em Macedo e em particular o serviço de urgência básico seja eficiente e seja aquilo que os macedenses exigem”, considera o vereador afirmando que “a partir desse momento, seja de um lado seja do outro, acho que é secundário”.

Documentos à parte, a gestão do serviço de urgência básica de Macedo vai continuar a cargo do centro de saúde, até que Ana Jorge algo indique em contrário. A autarquia já contactou a ministra da saúde, mas ainda não obteve resposta.

Um assunto que tem sido debatido durante as últimas três sessões do executivo camarário de Macedo de Cavaleiros.