Fundação luxemburguesa financia construção de lar de idosos

PUB.

Qui, 19/03/2009 - 08:16


Depois de sucessivas candidaturas a programas de apoio nacionais que não surtiram efeito foi preciso que uma fundação luxemburguesa disponibilizasse dinheiro para avançar com a construção de um lar de idosos na aldeia de Lombo, concelho de Macedo de Cavaleiros. As verbas chegaram e a empreitada já arrancou.    

Nunca chegou o financiamento esperado do governo português para a Construção do lar do Lombo, mas a obra já está no terreno, porque já chegou a primeira prestação da fundação luxemburguesa, que apoia a construção.

O lar do Lombo vai contar com 57 camas e 40 utentes em serviço domiciliário.

 

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Macedo adianta que as contrapartidas exigidas pela fundação luxemburguesa “revelam uma grande preocupação com os nossos emigrantes pois pedem que os seus familiares directos tenham prioridade de entrada no lar”.

 

Para além desta contrapartida pedem que não se olhe nem a política, nem a religião.

O protocolo foi assinado na embaixada de Portugal no Luxemburgo.

Alfredo Castanheira Pinto lembra que o lar do Lombo vai permitir reduzir a lista de espera.

“O lar vai servir todo o concelho de Macedo de Cavaleiros e vai contribuir de uma forma especial para reduzir a nossa lista de espera por temos perto de 200 utentes” nessa situação.

 

O provedor referiu ainda que o lar do Lombo também poderia ter sido privado, depois de todas as negações de financiamento do Estado, contudo não considera que essa seja a missão das Santas Casas da Misericórdia.

Na última reunião de Câmara ficou decidido isentar a Santa Casa do pagamento da taxa municipal de urbanização e todas as taxas de licenciamento da obra.

Escrito por CIR